Conheça o CNBio-EM

O Centro Nacional de Escalonamento de Bioprocessos e Engenharia Metabólica (CN-EBioEM) é um centro multiusuário que nasce em 2018 da ideia de reunir diferentes expertises da pesquisa em biotecnologia da UFRJ, com o objetivo de servir de plataforma multiusuário para o desenvolvimento de projetos na área, colaborando para a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação em biotecnologia no país. Com a política “da biomolécula ao bioproduto” o CN-EBioEM tem a capacidade de pensar desde a modificação genética de microorganismos, passando pela otimização de processos fermentativos e escalonamento para escalas até 200L, chegando ao acondicionamento dos produtos, em estudos de down-stream. Os laboratórios parceiros do centro possuem vasta experiência em projetos com empresas, universidades e centros de pesquisa nacionais e internacionais.

Venha conhecer o CN-EBioEM!

Conheça nossos laboratórios:

O Laboratório de Biotecnologia Microbiana (LaBiM) tem como objetivo principal otimizar e escalonar bioprocessos de interesse industrial. Desenvolvemos pesquisas voltadas para a produção e utilização de enzimas microbianas e vegetais, valorização de resíduos e subprodutos agroindustriais (farelo de milho, tortas de oleoginosas, glicerina bruta, entre outros), produção e utilização de biossurfactantes, e produção de biopesticidas. Para isso, contamos em nossa estrutura com biorreatores de bancada de cultivo submerso e no estado sólido, e biorreator em escala piloto para estudo de escalonamento de cultivos em submersos, além de uma central analítica com equipamentos de cromatografia a gás e liquída, tituladores automáticos, espectrofotômetros, ente outros. Trabalhamos em parceria com empresas como Ambev, Sinochem, Petrobras, Chevron e L’Oreal, Universidades e Institutos de pesquisa nacionais e internacionais.


Acesse o Site Oficial

O Laboratório Bioetanol (LB) atua na caracterização de diferentes tipos de biomassas vegetais e nas etapas do processamento da dessas biomassas, como pré-tratamentos hidrotérmicos e físicos por moagem e extrusão, produção de enzimas, hidrólise enzimática e fermentação. São desenvolvidos novos processos assim como são otimizados processos já existentes. Com essas atividades de P&D, visa-se o desenvolvimento de processos sustentáveis que utilizem matérias-primas renováveis para obtenção de biocombustíveis e bioprodutos. 

O LB conta com uma infraestrutura de 600 m2 divididos por três pavimento. A distribuição do espaço físico e os equipamentos deste laboratório foram concebidos para atender, de forma especializada e integrada, as necessidades de processamento das biomassas vegetais, atendendo ao novo conceito de biorrefinaria. Conta com parceria com empresas, universidades e laboratórios nacionais e internacionais


Acesse o Site Oficial

O grupo de engenharia de sistemas biológicos, Biose, faz parte do Departamento de Engenharia Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi dedicado a lidar com diferentes aspectos relacionados à Microbiologia, Cinética Bioquímica, Modelagem e Otimização que levam ao aprimoramento da produtividade em bioprocessos. As principais áreas desenvolvidas nas atividades de pesquisa da BIOSE nos levam a respostas ao estresse celular, análise de imagem digital aplicada a sistemas biológicos, tecnologia enzimática na exploração offshore de petróleo, produção de enzimas em sistemas multifásicos, biovalorização de glicerol, novos solventes (compostos fluorados e líquidos iônicos) em sistemas biológicos e valorização de produtos amazônicos através do tratamento enzimático de biomassa.


Acesse o Site Oficial

O Laboratório de Microbiologia Molecular e Proteínas (LaMMP) tem se dedicado ao desenvolvimento de processos biotecnológicos utilizando microrganismos geneticamente modificados, atuando desde a concepção das modificações, execução, otimização de cultivo das cepas engenheiradas e produção em biorreatores em escala de bancada. Nossas principais linhas de atuação são a produção de enzimas (i.e. lipases, proteases, asparaginases e fotodescarboxilases); de produtos de interesse da indústria petroquímica (i.e. 1,3-propanodiol e ácido 3-hidroxipropiônico); de biossurfactantes (i.e. raminolipídeos e manosileritritol lipídeos); e mais recentemente de carotenóides. Para executarmos nossos projetos contamos com parcerias de empresas, agências de fomento, universidades, centros de pesquisa e laboratórios nacionais e internacionais.


Acesse o Site Oficial